Digiqole Ad

Parlamentares da Alesp participam de lançamento de pacote de ações para o Turismo paulista

 Parlamentares da Alesp participam de lançamento de pacote de ações para o Turismo paulista
Foto Divulgação – ALESP  Gabriel Sanches – Fotos: Flickr do Governo de São Paulo

Evento valorizou a importância estratégica do setor para o desenvolvimento econômico e social em todas as regiões do estado. Vargem Grande Paulista foi representado pelo Secretário Municipal de Turismo Cleyton Vieira.

 

 

O Governo Estadual lançou, nesta quarta-feira (6), uma série de programas para fomentar o turismo no estado, durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes. As novas iniciativas visam ampliar as opções de lazer, fortalecer a economia regional e oferecer atrativos diversificados aos visitantes.

Estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado André do Prado, outros parlamentares da Casa, o governador Tarcísio de Freitas e o secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena.

André do Prado destacou a importância estratégica do setor para o desenvolvimento econômico e social em todas as regiões paulistas. “O turismo tem um potencial enorme. Cada cidade, com suas peculiaridades, pode contribuir para o crescimento do setor, que movimenta cerca de R$ 300 milhões e é um vetor importantíssimo de desenvolvimento e qualidade de vida”, afirmou o presidente.

O deputado Gilmaci Santos (Republicanos) reforçou a necessidade de valorizar as atrações regionais. “Temos várias opções de turismo ainda pouco exploradas. A Secretaria está no caminho certo ao trazer essas possibilidades à tona, e acredito que ainda há muito a ser mostrado”, disse o parlamentar. Gilmaci ressaltou que o turismo representa uma grande oportunidade econômica, que precisa ser bem aproveitada pelo Governo Estadual.

Programas

O governador Tarcísio de Freitas, por sua vez, enfatizou a capacitação como ferramenta para impulsionar o setor e contribuir para o crescimento econômico. “Nós precisamos capacitar mão-de-obra. A emancipação se dá pela via da capacitação, pela reinserção produtiva”, afirmou. Entre os programas anunciados, o destaque é a Academia do Turismo SP, que oferecerá cursos gratuitos para formar e aprimorar profissionais do setor, elevando a qualidade dos serviços turísticos e incentivando o desenvolvimento profissional.

Entre as outras iniciativas está o Programa Turismo Ferroviário, destinado a revitalizar e expandir os circuitos ferroviários para fins turísticos, melhorando a mobilidade regional e promovendo experiências únicas de lazer por meio das rotas de trem.

Já o Programa de Turismo Náutico prevê investimentos em infraestrutura, como a reforma de portos e a criação de distritos turísticos náuticos. A ideia é impulsionar atividades como passeios de barco e pesca esportiva, aproveitando o potencial dos recursos hídricos do estado.

Novo petróleo

O secretário de Turismo, Roberto De Lucena, destacou o papel transformador do turismo na economia paulista, comparando-o a “um novo petróleo” para o estado. “Uma força econômica que gerou quase 50 mil novos postos de trabalho formais, de acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (Ciet)”, apontou Lucena. Para ele, o turismo consolida-se como um motor econômico essencial para a geração de empregos e a diversificação da economia regional.

Para auxiliar os visitantes, o governo também lançou dois guias: um com 99 pontos de mergulho no litoral paulista e outro com informações detalhadas sobre turismo fluvial na hidrovia Tietê-Paraná. Ambos visam incentivar o turismo ecológico e esportivo, promovendo o patrimônio natural de São Paulo.

 

Fonte ALESP


 

Deixe o Seu Comentário

Humberto Brassioli Corsi - Redator Chefe

https://linktr.ee/humbertocorsioficial

Jornalista, Empresário, Pesquisador, Coordenador Político e Escritor. "PROFISSIONAL MULTIDISCIPLINAR"

Leia Também

Facebook
LinkedIn
Instagram
WhatsApp