Nova Raposo é leiloada
Ecorodovias apresentou proposta de R$ 2,190 bilhões, ágio de 47%
A mudança de tempo na Cidade de São Paulo, trouxe o resultado de mudanças para a Região Oeste da Capital e da Grande São Paulo. O Leilão de trechos das Rodovias Castello Branco e Raposo Tavares foi realizado na tarde de 28 de novembro de 2024 na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3.
Quatro grupos entregaram propostas: CCR, a Ecorodovias, EPR, que participaram as três do leilão anterior da Rota Sorocabana e a Via Appia.
A surpresa ficou pela proposta da Ecorodovias que superou a CCR, considerada favorita pelo mercado e que apresentou o 3 maior lance. A concessionária opera o Sistema Anchieta Imigrantes em São Paulo
Desde 1998 quando começaram as primeiras concessões de Rodovias do Estado de São Paulo, o trecho inicial da Rodovia Raposo Tavares tinha permanecido estatal, mantido pelo Departamento de Estradas de Rodagem.
Manifestações
A sociedade civil, em torno do Movimento Nova Raposo Não vem desde inicio do ano realizando manifestações para que o projeto não fosse adiante. A pressão fez com que o governo acenasse com ciclovias e algumas alterações pontuais, sem contudo, paralisar a intenção da concessão ou Governo Estadual apresentar propostas de transporte coletivo de massa. O movimento não chegou a entrar na Justiça.
A pesquisa encomendada pelo Movimento realizada via telefone por uma instituição de pesquisa ouviu 2.166 pessoas em outubro e revelou que 63% desconheciam o projeto Com o restanrte, 37% foram solicitadas opiniões sobre as obras e apenas 23% dos participantes declararam que poderia ter uma melhora no trânsito.
Durante o leilão manifestantes protestaram sobre o Projeto de Concessão deste lote próximos a B3. O policiamento na região esteve o dia todo reforçado.
Localização dos Pedágios
Os pedágios são previstos para terem a cobrança iniciada 8 anos após início da concessão e após a conclusão das vias Marginais, no caso da Raposo Tavares e final das obras no caso das demais vias, todos no sistema de pórticos, sem cabines de pedágio.
Rodovia Castello Branco: Com valores de R$ 1,59 a R$ 4,84. Passarão de três para cinco pontos de pedágio – Araçariguama, Itapevi, Carapicuíba, Barueri e Osasco. O atualmente existente em Itapevi passará a ter cobrança nos dois sentidos.
Rodovia Raposo Tavares: Com valores que irão variar de R$ 0,64 a R$ 1,54, – kms 11,9, 15,1, 19,8, em São Paulo e kms 24,7 e 29 em Cotia.
Antiga Estrada da Roselândia: Com valores entre R$ 0,75 e R$ 2,44 – Kms 32,5 e 43,7.
Ligação Embu das Artes – Cotia: Um pedágio ainda sem previsão da localização do pórtico.
Obras
O projeto que previa um viaduto no Butantã ligando as Vias Camargo e Valentim Gentil com a Marginal foi suprimido após pressão da sociedade do Bairro de Pinheiros, muitos integrantes do Movimento Nova Raposo Não. No lugar será construída uma ligação da Avenida Politécnica com a outra margem da Marginal Pinheiros, na altura da Ponte do Jaguaré.
Mantida a previsão de uma ciclovia de 25 km, assim como quarta faixa nas pistas atuais da Raposo Tavares entre São Paulo e Cotia e vias marginais do km 9 até Cotia, viadutos e túneis entre o início da Raposo Tavares e a Francisco Morato e Ponte Eusébio Matoso, pontilhão para eliminar o semáforo da Avenida Benjamin Mansur, intervenções no Viaduto da Granja Vianna, entre outras obras, que exigirão desapropriações, sobretudo no entorno dos km 9 ao 10 e uma possível grande intervenção no km 15, conforme o pré projeto divulgado meses atrás pelo Governo do Estado.
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