A IMPORTÂNCIA DO JORNALISTA NO BRASIL
Tendo em vista que a comunicação de ideias e pensamentos devem ser livres e por tratar-se de um Direito Absoluto, logo imaginemos que nunca haverá cerceamento à liberdade de informação. O que podemos entender sobre a Liberdade de Imprensa amparado pela Constituição Federal.
Mas nem sempre foi assim na História do Brasil, pois o que temos conseguido hoje foi uma conquista através de anos de lutas e reinvindicações.
O que resultou em 17/06/2009 pelo STF a regulamentação da profissão de Jornalista após 40 anos que fora elaborado por Decreto do Regime Militar.
Onde o Diploma Universitário não é mais exigido para o exercício da profissão.
Fazendo com que a Informação chega até a população de forma livre e desimpedida ficando a critério do interlocutor o seu conteúdo assumido. Logo é o responsável pela Comunicação, por informar a sociedade.
É importante enfatizar que mesmo assim a formação específica na área deverá e continuará ser valorizada. Dando créditos as Universidades nos cursos de Jornalismo.
Mas o que é ser Jornalista?
Um verdadeiro Ator Social que ajuda a construir a história do país através da comunicação.
Aquele que coleta dados e tem como obrigação passar para a população.
Deverá estar sempre antenado 24h por dia. Um eterno estudante, com boa formação. Lembrando que é muito mais importante para nossa profissão estudar filosofia do que teoria. Logo são necessários outras formações complementares, para agregar conhecimento ao compartilhar. Principalmente em formação Humanista sólida.
Entretanto há de fazer o que gosta, e não somente gostar do que faz. Uma paixão pelo conhecimento e seu valor da distribuição e contribuição para a sociedade.
Logo se conclui que não basta uma paixão pelo ofício, e a consciência do dever a cumprir. É necessário ser um bom contador de história, mas terá de ter ética no que faz e nunca ser ingênuo. Atribuir de suas curiosidades sua experiência, finalizando que é muito mais transpiração quanto inspiração.
por Humberto Brassioli Corsi – Pensador UOL Folha
Deixe o Seu Comentário