Jornalistas são homenageados na Câmara Municipal de Cotia

A celebração foi inspirada no Dia do Jornalista e reuniu profissionais da região
A Câmara Municipal de Cotia, em nome de seu presidente, Professor Osmar Danilo da Silva, eleito para o biênio 2025/2026, prestou homenagem aos jornalistas de Cotia e Região nesta segunda-feira, 7/4. A celebração foi proposta pelo vereador Eduardo Nascimento em comemoração ao Dia do Jornalista que ocorre nesta data.
Para o vereador Eduardo a imprensa regional tem um papel importantíssimo na sociedade. “Os jornalistas da região são os que abastecem às cidades com as informações valiosas, muito relevantes para nossa população. Quero em breve prestar uma homenagem especial aos jornalistas de Cotia. Nossos agradecimentos a todos os profissionais que são merecedores de uma melhor valorização”, afirmou vereador Eduardo.
A Asemorig (Associação Empresarial dos Órgãos de Imprensa da Grande São Paulo), com o presidente Valter Wolf, representou a imprensa regional. Jornalistas associados e demais profissionais da área também prestigiaram o evento.
O presidente da Câmara, Professor Osmar, destacou a importância do trabalho dos jornalistas na região: “É um prazer homenagear esses profissionais que trabalham incansavelmente para trazer informações de qualidade para a nossa comunidade. Seu trabalho é fundamental para a democracia e para a transparência“, ressaltou.
O presidente da Asemorig, Valter Wolf, enfatizou a relevância da categoria: “A Asemorig se sente honrada em participar dessa homenagem. Os jornalistas são fundamentais para a nossa sociedade, levando informações e promovendo debates importantes para o desenvolvimento da nossa região. Por isso é fundamental sempre estarmos unidos”, afirmou.
Os vereadores Dr. Castor Andrade, Luisão Tinoco, Sergio Luiz de Freitas, Yago Bezerra Neves e Hernani da Silva Machado, e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Periferias de Cotia, Dr. Silvio Cabral também enfatizaram a relevância do jornalista regional e defenderam o papel de uma comunicação transparente e acessível do poder público, assim como o combate contínuo às Fake News, as quais são responsáveis por informações falsas ou confusas.
A Origem da Data – O Dia do Jornalista é comemorado em 7 de abril no Brasil por marcar a abdicação de Dom Pedro I, em 1831, após o assassinato do jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, que era um oposicionista ao imperador. A morte de Badaró gerou um movimento popular que contribuiu para a renúncia de Dom Pedro I.
A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) instituiu o Dia do Jornalista em 1931, em homenagem a Badaró, que foi morto em 22 de novembro de 1830, por seus opositores políticos. A ABI também foi fundada em 7 de abril de 1908, com o objetivo de garantir os direitos dos profissionais da área.
Por Raquel Duarte
Deixe o Seu Comentário